quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Golpenaro

 

Bolsonaro até tentou. No discurso em Brasília, ele chegou a dizer que faria uma reunião do Conselho da República, que é convocado somente em casos de intervenção federal, estado de defesa e de sítio. Sim, ele tentou. Porém, pras manifestações bolsonaristas, o povo não foi. Boa parte dos bolsominions que foram às ruas não sabia sequer usar o bilhete para acessar o metrô, ficou hospedado em bons hotéis em Brasília. Outra boa parte deles ficou em casa mesmo, compartilhando fake news. O povo, o nosso povo mesmo, não foi, porque não apoia nem engole mais esse desgoverno. O povo tá com a vida apertada, na informalidade, tá sem emprego, não pode mais gastar com combustível, tá sendo despejado, perdeu mãe, avô e amigos nessa pandemia. O povo não tem dinheiro pra comprar comida. Então, não. Não, Bolsonaro. Você pode tentar, mas apoio popular, você não vai ter. Tanto viu isso ontem que hoje MANDOU UM AVIÃO BUSCAR O MICHEL TEMER e seus conselhos golpísticos, não sustentando nem o que vomitou Brasil afora nos últimos meses. Se o Alexandre de Moraes aceita as desculpas e a Bolsa de Valores fecha em alta, isso não muda nada pra nós, a classe trabalhadora. O Bozo pode até ter recuado nesse contexto, mas não mudou o que pensa. Ele continua representando os interesses dos que desejam e se beneficiam com a venda das riquezas nacionais, com o retrocesso coletivo, com o desemprego e o povo na miséria, com o negacionismo, o machismo, o preconceito, a opressão e o fascismo. E, amanhã ou depois, vai abrir o jogo de novo. Logo, nada de esperar 2022. A palavra de ordem é Fora Bolsonaro Já!

quinta-feira, 18 de março de 2021

Despedida


("Mãe, mãe, mãe..."
Me pego pensando isso, como se eu tivesse te chamando,
como se eu quisesse te falar alguma coisa desses últimos dias... )

Minha mãe faleceu. Mais uma vítima da Covid. Mais uma vítima do governo genocida de Jair Bolsonaro. Ela tinha feito 50 anos mês passado. Quase não saía de casa. Ficou no olho do furacão, esperando por quatro dias uma vaga na UTI, com 75% dos pulmões comprometidos. Chegou a ver óbito, gente desesperada ali do lado. Já intubada, teve uma parada cardíaca. E se foi.

Ela fez muitos sacrifícios pra criar três filhos. Foi árduo, foi duro, como é pra toda mãe trabalhadora. Mas foi assim também que construiu sua fortaleza de amor, com seus pilares humanos e felinos



Hoje, quando entrei no quarto dela, encontrei esses dois quadros, ainda lacrados com plástico. Queria leveza na vida; buscou, a seu jeito, mas não encontrou no plano terreno.

Esse é o mais profundo luto que inicio. Uma tristeza que parece infinita... Mãe, mãe, mãe... Você tinha só 50 anos. Eu te via e achava que tu ainda podia e merecia ser muito mais, mas o mundo é injusto, o governo é canalha e a vida é dura. Que tu encontre leveza no plano que te recebe. Vou me lembrar de ti ao me olhar no espelho e toda vez que eu falar de amor.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Riqueza concentrada por bilionários bate recorde e chega a 10,2 trilhões de dólares*

Enquanto o desemprego e a queda da renda da classe trabalhadora aprofundam a crise social sofrida pela grande maioria da população mundial, durante a pandemia do novo coronavírus, a riqueza total acumulada por bilionários alcançou seu nível mais alto.

Segundo o relatório Riding the storm, das fundações UBS e PwC, os super-ricos globais tiveram aumento de 27,5% de seu patrimônio líquido entre abril e julho deste ano, alcançando USD$ 10,2 trilhões. A soma ultrapassou o pico anterior, que foi de USD$ 8,9 trilhões, em 2017. Os ganhos foram mais expressivos nos setores de tecnologia, saúde e indústrias, onde a riqueza aumentou mais de 40% no período em questão.

O documento aponta que, entre 2009 a 2020, a riqueza de bilionários brasileiros aumentou de USD$ 88,6 bi para USD$ 176,1 bi, um crescimento de 99%. Os magnatas dos EUA seguem concentrando a maior parte da riqueza global, com cerca de USD$ 3,6 trilhões. O relatório destaca ainda que tal crescimento está relacionado ao mercado de capitais e aos estímulos fiscais promovidos pelos governos como parte do combate ao novo coronavírus. Grandes empresas foram beneficiadas por pacotes de auxílio governamental durante a pandemia.

Assim, muitos bilionários, também detentores de ações dessas empresas, tiveram grandes ganhos nesse cenário, em questão de semanas. Sobre isso, os dados apresentados no documento indicam que a riqueza acumulada não tinha crescido assim tão rápido em nenhum outro período desde 2009. Diferentemente do que alegam os governos aliados ao poder econômico, o mundo não passa por uma situação de escassez ou falência dos meios de reprodução da vida. O que se observa é a frieza do capitalismo e de seus instrumentos financeiros, que funcionam para fazer o enriquecimento privado bater recordes de crescimento em cima do agravamento de uma crise social vivida por milhões de pessoas em todo o mundo.

Estimativas de organismos internacionais, como o Banco Mundial, indicam que a pandemia da Covid-19 deve levar 150 milhões à extrema pobreza até 2021. O cenário é ainda pior quando averiguamos o que há por trás desses números: aumento da fome, condições precárias de moradia, mais mortes por falta de assistência médica, desemprego e a “uberização” do trabalho, com vínculos extremamente precarizados e sem garantia de direitos. Para atenuar essa tendência, propostas como a taxação sobre grandes fortunas e a reforma do sistema tributário ganharam força diante da pandemia. A ação coletiva, porém, não pode se limitar aos mecanismos que apenas amenizam a pobreza, ao invés de superá-la.


* Escrevi para o jornal A Verdade

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Sobre a borboleta lá de casa


Não tenho plantas, mas essa bonitinha apareceu aqui em casa há quase uma semana e ficou, ora no banheiro, ora na sala, apesar das janelas entreabertas.

"Que tu ainda tá fazendo aqui, bichinha?", pergunto.

Penso como eu ando triste com o amanhecer gelado dos últimos dias e olho pra ela ali, verdinha e cheia de simbolismo, com suas poucas semanas de vida passando.

Talvez busque só proteção e um lugar quentinho. Mal sabe ela que me traz também um sentimentozinho de esperança e gratidão 🦋💚

segunda-feira, 9 de março de 2020

Queda da Bolsa, um tropeço do capitalismo

"Circuit breaker” acionado logo na primeira hora do pregão da B3. VIX, o tal "índice do medo", dispara. Bolsa brasileira fecha em queda de 12%

A propósito, hoje fez sol em São Paulo. Foi um dia lindo.

Além do Coronavírus, o que deixou os investidores globais "em pânico" foi a decisão da Arábia Saudita em aumentar produção de petróleo e conceder descontos para alguns mercados. A cotação do barril de petróleo chegou a cair 30%.

Vale parênteses: o petróleo é um dos recursos mais utilizados como fonte de energia e matéria-prima de uma infinidade de produtos úteis para humanidade. Barateá-lo é motivo de desespero para o mercado financeiro. E pra você?

Das coisas que mais me enojam nesse bafafá que a grande mídia faz diante de quedas nas bolsas é como evidenciam essa cara de preocupação dos analistas enquanto eles olham pros painéis.


Essa é a mesma cara que faz o trabalhador que tá mais um dia sem emprego. É o mesmo gesto que faz a trabalhadora que perdeu a mercadoria pro rapa. É o semblante de quem sabe que não vai ter como pagar o aluguel nesse mês. Todos os dias, a classe trabalhadora franze a testa de preocupação, pois o capitalismo lhe condena a desconhecer o que é ter uma vida realmente digna.

Há de franzir a testa também, logo menos. Dessa vez, por revolta.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Qual é meu verdadeiro propósito na vida?


Eu não falei aqui, mas não acredito mais em Deus.

Não acredito como força moral, de valores. Até acho que há algo muito grande e complexo que impulsionou tudo o que existe, mas isso não tem nada a ver com justiça, bondade ou consolo.

Detalhe apresentado, vamos aos verdadeiros fins da minha prosa comigo mesma: se não tenho mais fé na moral divina, qual é o sentido da vida então? Que propósito teríamos num mundo tão egoísta e miserável, tão injusto e doloroso? "E por que não a Bomba? te perguntam. Por que não a Bomba para acabar com tudo, já que a vida é louca?"

Hoje eu fui no google e digitei "sentido vida". O quarto resultado me chamou atenção: COMO DESCOBRIR SEU PRÓPRIO SENTIDO DA VIDA EM 20 MINUTOS

Isso é bem a cara do mundo hoje. O tempo calculado, a praticidade, a objetividade, a simplificação de coisas absolutamente profundas (que ao menos deveriam ser, eu acho).

Subestimei, mas abri o link. Pulei o que era texto e achei o passo a passo em quatro pontos, contente pela objetividade.




Eis o que saiu:


Qual é meu verdadeiro propósito na vida?

ser melhor a cada dia
ser uma pessoa melhor
ajudar minha familia
ajudar a mudar o mundo
amar de verdade 
aprender
ser feliz
estar com as pessoas que você ama
cuidar das pessoas
experimentar
viver
ensinar
intervir no que está errado
construir uma revolução
entender o mundo
entender as pessoas
sonhar
rir
encontrar tranquilidade
amparar nossos irmãos
fazer outras pessoas felizes
estudar
elevar a consciência das pessoas
fazer o que estiver ao meu alcance
construir um mundo novo
estar perto das pessoas
trabalhar nosso cérebro
servir para algo útil
mudar as coisas
inspirar
ser um suporte pra minha família
conhecer a realidade de outros povos/países
compartilhar/espalhar a verdade
resolver as coisas
lutar por uma vida melhor pra todos
descansar
que ninguém mais sofra
fazer o que for possível pra que não haja mais sofrimento
aliviar as dores das pessoas
fazer as pessoas encontrarem uma saída
que tenhamos sempre solução aos problemas das pessoas 


Os olhos começaram a marejar em "que ninguém mais sofra".

quarta-feira, 6 de março de 2019

" Chegou a vez de ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês"



"Brasil, o teu nome é Dandara
E a tua cara é de cariri
Não veio do céu
Nem das mãos de Isabel
A liberdade é um dragão no mar de Aracati"


Os livros de História secundarizam, mas cá estamos, mantendo viva a memória de Dandara, Luiza Mahin, Chico da Matilde e de tantos outros que lutaram por liberdade em terras brasileiras. A linda homenagem que a Mangueira fez aos heróis do nosso povo foi consagrada campeã e mostrou como pulsa forte a cultura de negros, índios e demais oprimidos - a cultura popular.

Viva o carnaval! Viva o samba! "Na luta é que a gente se encontra!"